Saúde

Em todo o mundo a Medicina está buscando mudar o modo de atuação. Uma nova forma de abordagem, buscando principalmente a prevenção e quando já temos sintomas de alguma doença, buscar a causa disso. Vários nomes estão sendo dados a está forma integral de ver o paciente, chama Medicina do Estilo de Vida em Harvard, Medicina Funcional na Cleveland Clinic e Medicina Integrativa em outros locais.

Esta “nova forma” de Medicina, baseada em muitos preceitos da prática Ortomolecular, leva em conta todos aspectos que interferem diretamente na saúde: alimentação, sono, aspectos emocionais, espirituais, nutricionais (deficiência de micronutrientes), intoxicações por xenobioticos e metais pesados, fatores genéticos e epigenéticos, individualidade metabólica, etc.

Assim, o objetivo maior é a busca por saúde e não apenas tratar uma doença localizada em um ponto do corpo. Já que o corpo é um todo, a doença que se manifesta em determinado local é uma forma de expressar que outras coisas não estão bem. Por isso a busca pelo equilíbrio é o que vai gerar saúde!

O Projeto Verdadeira Saúde vem exatamente de encontro com essa forma de abordagem! Com o objetivo de auxiliar as pessoas a terem mais consciência da importância que o estilo de vida tem na saúde, e como medidas simples aplicadas diariamente, tem grande impacto na qualidade de vida e na manutenção da saúde.

“The Functional Medicine model is an individualized, patient-centered, science-based approach that empowers patients and practitioners to work together to address the underlying causes of disease and promote optimal wellness. It requires a detailed understanding of each patient’s genetic, biochemical, and lifestyle factors and leverages that data to direct personalized treatment plans that lead to improved patient outcomes.

By addressing root cause, rather than symptoms, practitioners become oriented to identifying the complexity of disease. They may find one condition has many different causes and, likewise, one cause may result in many different conditions. As a result, Functional Medicine treatment targets the specific manifestations of disease in each individual.”

(fonte: https://www.ifm.org/functional-medicine/)

“O modelo da Medicina Funcional é uma abordagem individualizada, centrada no paciente, baseada na ciência, que permite que os pacientes e profissionais trabalhem juntos para abordar as causas subjacentes da doença e promover um bem-estar ideal. Isso requer uma compreensão detalhada dos fatores genéticos, bioquímicos e de estilo de vida de cada paciente e aproveita esses dados para direcionar planos de tratamento personalizados que levam a melhores resultados para os pacientes.

Ao abordar a causa raiz e não os sintomas, os profissionais se orientam a identificar a complexidade da doença. Eles podem achar que uma condição tem muitas causas diferentes e, do mesmo modo, uma causa pode resultar em muitas condições diferentes. Como resultado, o tratamento da Medicina Funcional visa as manifestações específicas da doença em cada indivíduo.”