Alergia

O processo alérgico geralmente ocorre por uma resposta exagerada do sistema imune a determinadas substâncias, que podem ser alimentos, medicamentos, venenos de alguns insetos etc. Algumas delas podem ter o componente genético como causa maior para aparecimento, mas em outras não há uma explicação do porquê. Em algum momento da vida, o organismo identifica determinada substância como estranha e começa a desenvolver anticorpos, desencadeando uma série de reações na resposta alérgica. (fonte Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

As formas mais comuns de apresentação das alergias são: Rinite, conjuntivite, asma (também conhecida popularmente como bronquite) e dermatite atópica. Ainda pode se apresentar em forma de gastroenterite, urticária e reações sistêmicas chamada de Reação Anafilática.

As alergias prejudicam muito a qualidade de vida, facilitar o desenvolvimento de outras doenças e podem inclusive trazer risco de morte a seus portadores. Por isso o diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais.

Importante lembrar que diversas medicações utilizadas nos tratamentos alérgicos podem trazer sérios riscos a saúde quando utilizadas de forma errada e sem acompanhamento.

É possível ter um melhor controle das crises alérgicas e diminuição de problemas futuros com tratamento correto. Os cuidados com exposições ambientais devem ser contínuos assim como o acompanhamento médico.


Dra. Vivian Campos

Olá eu sou a Dra Vivian Campos, sou médica e trabalho com preceitos da medicina funcional e de estilo de vida [...]

Conheça sobre a Dra.

Conheça também sobre